Falhas no sistema de informática atrasam atendimento do Detran em Florianópolis
Cerca de 900 pessoas passam pelo departamento por dia
Compartilhar
Para quem acha que dirigir pelas ruas de Florianópolis — constantemente em obra — é uma tarefa complicada, não sabe o transtorno que tem sido ir ao Detran da Capital. O sistema de informática do departamento enfrenta problemas, fazendo os motoristas ficarem horas numa fila para serem atendidos.
O maior problema é na entrada do setor de vistoria do Detran. Falta paciência e sobra reclamações pela demora no atendimento. Os motoristas reclamam pelas quedas no sistema do departamento, que atrasam as emissões de documentos.
O Detran da Capital recebe por dia cerca de 200 pessoas interessadas em fazer ou renovar a carteira de habilitação. Outras 700 procuram diariamente o departamento de trânsito para licenciar o carro.
Segundo o gerente de informática do Detran, Francisco Wollinger Neto, o departamento é um órgão que depende exclusivamente de informática.
— Todos os nosso procedimentos são informatizados. Com isso, em cada parada dessa, nosso sistema é interrompido.
Todo o sistema de informática do Detran é de responsabilidade do Centro de informação e Automação de Santa Catarina (Ciasc). A diretoria técnica do centro informou que as falhas são causadas por um problema de comunicação entre o sistema do Ciasc e o servidor do Governo Federal, onde fica a maioria dos dados.
Ainda de acordo com a diretoria do centro, técnicos estariam trabalhando para encontrar uma solução, mas ainda não há uma data prevista para o fim do problema.
Enquanto isso, o Detran diz que não tem como evitar a demora. De acordo com Francisco Wollinger Neto, as comunicação passam pelo Ciasc, e enquanto o centro não solucionar o problema, não há o que ser feito